UMA HOMENAGEM A JÔNATAS

Jônatas Conceição.Ano.1999 .Zumvi Arq

Esse site é uma homenagem das irmãs, irmão, companheira e filho de Jonatas Conceição da Silva e objetiva apresentar a sua contribuição para a história, cultura e insurgência do povo negro na Bahia, no Brasil e no nosso mundo afro. Trinta anos após ter ido ao ar por duas décadas o Programa Afro Bahia continua atual, uma vez que na década de 1980, quando foi lançado na Rádio Educadora da Bahia, já se constitua em um empreendimento para além da sua época. Aqui você pode conferir o primeiro programa, que foi ao ar em 1987.

Não morre nunca quem deixa raizes e sementes plantadas no solo de origem.

Jonatas Conceição presente. ODOYA.

RÁDIO

FITA_01WEB\.jpg

1952 - 2009

“Está começando agora o AFRO BAHIA, um programa da Educadora para a negritude que mora na Bahia, no Brasil, no mundo, e principalmente em seu coração”.

Assim iniciava o Programa Afro Bahia, que foi ao ar na Rádio Educadora da Bahia nas décadas de 1980 a 1990.

O Programa Afro Bahia durante duas décadas apresentou entrevistas com personagens da história e da cultura baiana, nacional e internacional, seguidas de músicas das mais expressivas vozes e poesias afro-brasileiras e internacionais.

Confira o primeiro programa, áudio do acervo EDUCADORA FM – PROGRAMA AFRO BAHIA – IRRADIADOS ENTRE 1980 E 1990 PELO APRESENTADOR JÔNATAS CONCEIÇÃO - IRDEB – INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIA gentilmente cedido para fins de homenagem e difusão, sendo conteúdo de uso exclusivo para fins de divulgação do projeto, sendo PROIBIDA a utilização destes para fins comerciais, sua cópia ou edição. Direitos Reservados.

31-Jo%2525C3%25258C%2525C2%252582natas_C

Radialista, poeta, escritor, militante, professor, pai, JÔNATAS CONCEIÇÃO nasceu em Salvador/BA, no dia 8 de dezembro de 1952 e faleceu em 03 de abril de 2009, aos 56 anos também em Salvador, BA.

Graduado em Licenciatura em Letras Vernáculas com Francês pela Universidade Federal da Bahia (1975) e mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2004).

Foi do conselho editorial da Revista Outros Sertões, diretor da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, radialista do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, editor do Caderno de Educação do Ilê Aiyê e professor de literatura da UNEB.

Autor, roteirista, além das publicações de livros e textos, Jonatas foi pioneiro, e contribuiu largamente para a difusão da cultura negra no Brasil.

Idealizou e realizou o programa de radio AFRO BAHIA, que foi ao ar na Rádio Educadora FM entre 1980 e 1993. No programa ele entrevistou músicos, cantores, compositores, militantes, professores e outras personalidades importantes para a cultura brasileira, alem de lideranças na educação e cultura brasileira, abordando temas atuais como: resistência, machismo, racismo, politicas de exclusão, blocos afro, minorias, etc... O programa foi pioneiro no conteúdo, trazendo o melhor da musica de matriz africana produzida em todo o mundo, incluindo jazz, rock, reggae, afoxés, Ijexás, ritmos afro cubanos, diáspora africana.

A obra escrita de Jônatas, em suas mais de 500 páginas apresenta a história e cultura genuinamente brasileiras, seus maiores vultos, os quilombos, a resistência e insurgência dos escravizados antes, durante e após a escravização.

LIVROS

IMG_3739.jpg